Você está visualizando atualmente Mitos da Endometriose – Parte II

Mitos da Endometriose – Parte II

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Artigos

Seguindo nosso ultimo post sobre mitos, vamos continuar com o assunto!

Mito 5: Endometriose tem cura?
A endometriose é uma doença crônica com suas origens atreladas a fatores genéticos, ambientais e estimuladas pelo estrogênio. Sendo assim não tem cura, porém tem tratamento e é possível ter total qualidade de vida mesmo com a endometriose.

Mito 6: Endometriose sempre causa dor?
Apesar de ser o principal sintoma da endometriose, a dor nem sempre está presente. Existem casos assintomáticos de endometriose, as vezes com lesões graves de órgãos nobres. Esses pacientes possuem diagnóstico ainda mais difíceis, pois não possuem o “alarme” da dor.

Mito 7: Endometriose só acontece na pelve?
A endometriose pode surgir em qualquer órgão do corpo humano, apesar de ser muito mais comum na pelve. Existem relatos de endometriose cerebral, cardíaca, pulmonar, no nariz, na unha, no ouvido… etc.

Mito 8: A gravidez cura a endometriose!
A gravidez por ser um estado de aumento da progesterona, acreditava-se que melhorava a endometriose. De fato algumas mulheres tem melhora importante dos seus sintomas e até de suas lesões nesse período, porém pode acontecer o contrário e não de forma rara. Algumas mulheres tem piora dos seus quadros após a gravidez com aumento dos focos de endometriose e dos sintomas.

Sempre busquem tratamento com especialistas e equipes multidisciplinares!

Sentir dor não é normal!