Cirurgia Robótica, o futuro já chegou por aqui.

Cirurgia robótica, ou cirurgia robo-assistida, permite ao cirurgião realizar diversos tipos de procedimentos altamente complexos com maior precisão, flexibilidade e controle comparados às técnicas anteriores.

É uma cirurgia minimamente invasiva, isso significa ser realizada através de pequenos portos (incisões de 0,5 a 1,2 cm).

Cirurgia Robótica
Precisão, Flexibilidade e Controle

Menores taxas de complicações, menos dor, cicatrizes menores e recuperação mais rápida são alguns dos benefícios da Cirurgia Robótica.

Cirurgia Robótica

O cirurgião insere seus dedos e tem seus movimentos lidos e replicados aos instrumentos com controle de precisão perfeito.

Braço com Câmera

Câmera de altíssima definição 3D, permite ao cirurgião ter imagens que o olho humano não seria capaz de enxergar.

Equipamento Cirúrgico

Três braços de instrumentos com alcance e controle de precisão perfeito.

Ultra Precisão

Correção de tremores ou deformidades de movimentos humanos, usados para procedimentos delicados.

Lorem ipsum

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Dúvidas Frequentes

titulo-detalhe-branco.png

Cirurgia robótica é um tipo de cirurgia minimamente invasiva. O termo minimamente invasiva denota que o procedimento cirúrgico preserva o paciente de grandes incisões, diminuindo assim o trauma cirúrgico e dor pós operatória de maneira significante. Para realizar tais procedimentos são realizadas incisões pequenas de 0,5 a 1 cm onde são inseridos instrumentos cirúrgicos pequenos e com movimentos ultra precisos, além de câmeras em 3D que permitem ao cirurgião a perfeita identificação das estruturas conferindo uma segurança aumentada do ato cirúrgico.

Nós utilizamos a plataforma Robótica DaVinci (Si e Xi), a mais moderna e avançada do mundo, que possui 4 braços robóticos (1 braço para a câmera e outros 3 para instrumentos) que possibilitam ao cirurgião maior alcance e precisão dos movimentos.

O cirurgião controla tanto a câmera quanto os 3 braços de instrumentos de um console localizado dentro da sala de cirurgia. Tal controle é realizado através do “Master Control” onde o cirurgião insere seus dedos e tem seus movimentos lidos e replicados aos instrumentos com controle de precisão perfeito. Esta tecnologia associada à uma câmera de altíssima definição 3D, permite ao cirurgião ter imagens que o olho humano (sem tal tecnologia) não seria capaz de enxergar.

Tais movimentos replicados ainda podem ser ajustados de forma para movimentos ultra-precisos, que corrigem tremores ou deformidades de movimentos humanos, usados para procedimentos delicados.

Os benefícios aos pacientes são muitos, incluindo:
• Menor trauma cirúrgico;
• Recuperação pós operatória precoce;
• Maior precisão cirúrgica;
• Maior segurança dos procedimentos;
• Menos dor pós operatória.

A plataforma é composta por 3 componentes separados, porém conectados entre si.

O primeiro é o “Patient Cart” ou torre do paciente, onde estão os 4 braços robóticos que são posicionados diretamente sobre o paciente. Em tais braços são instalados instrumentos cirúrgicos de acordo com a necessidade do cirurgião e também a câmera 3D. Todos os braços são comandados pela torre do cirurgião, fora do campo estéril.

O segundo é o “Surgeon Console” ou mesa de controle do cirurgião. É neste equipamento que o cirurgião realizará todo o procedimento cirúrgico. Neste ele tem controle total de todos os braços robóticos, tem visão em 3D com ultra-definição, além de um sistema de áudio para comunicação constante com toda a equipe envolvida no procedimento.

O terceiro é o “Vision Cart” ou torre de visão. É o módulo que possui todo o sistema operacional e a inteligência da multiplataforma DaVinci. Nele está o controle e a sincronização com os outros dois módulos. Neste encontra-se o módulo da câmera e da fonte de luz, encontra-se a fonte de energia e o insuflador. Neste também tem uma tela touch screen para que a equipe estéril no campo possa ver tudo que está acontecendo e auxiliar o cirurgião no que for preciso.

Cirurgia robótica, ou cirurgia robo-assistida, permite ao cirurgião realizar diversos tipos de procedimentos altamente complexos com maior precisão, flexibilidade e controle comparados às técnicas anteriores.

Cirurgia robótica é uma cirurgia minimamente invasiva, isso significa ser realizada através de pequenos portos (incisões de 0,5 a 1,2 cm).

• Menores taxas de complicações, como infecções de sítios cirúrgicos;
• Maior precisão cirúrgica;
• Menor dor e perda sanguínea;
• Recuperação precoce;
• Cicatrizes menores.

simbolo-drmarco.png