You are currently viewing Exames de imagem para endometriose

Exames de imagem para endometriose

  • Post author:
  • Post category:Artigos

A endometriose é uma doença crônica da mulher em idade fértil. Ainda há muito o que se entender sobre a doença, principalmente com clareza todos os mecanismos de surgimento.

Porém, já avançamos muito em inúmeros aspectos e ja sabemos dos aspectos genéticos, fatores ambientais, estímulo estrogênico, métodos de tratamento clínicos e cirúrgicos, métodos de imagem para diagnóstico.

Os principais utilizados é o ultrassom transvaginal com preparo intestinal para mapeamento de endometriose e a ressonância nuclear magnética de pelve com contraste e preparo intestinal.

Como e tema diz, tentaremos falar sobre os principais métodos de imagem para diagnóstico da endometriose.

Ambos os exames, quando realizados por profissionais experientes na doença, possuem boa sensibilidade e especificidade.

No Rio de Janeiro temos uma escola mais voltada para a RNM, em outros estados mais voltados para o USG. O mais importante deste texto é enfatizar a importância do local a ser realizado o exame, o profissional e a experiência em endometriose do mesmo.

É rotineiro encontrarmos em cirurgias uma discordância muito grande entre os achados no exame e os achados na cirurgia. Na maioria das vezes são maiores os achados da cirurgia.

Portanto, quando for fazer seu exame, veja com seu médico assistente, quais as melhores opções disponíveis, pois um planejamento adequado pré operatório leva a um resultado superior.

Lembrar também que em relação a endometriose, ainda temos poucos especialistas em todas as áreas, ginecologistas, cirurgiões, nutricionistas, fisioterapeutas e também radiologistas.

Isso resulta em muitas vezes que o profissional adequado para seu tratamento e realização do exame não seja coberto pelo plano de saúde. Saibam a trabalhar com reembolso para ter sempre o melhor no seu tratamento. Faz muita diferença.