You are currently viewing Tratamento cirúrgico para endometriose

Tratamento cirúrgico para endometriose

  • Post author:
  • Post category:Artigos

A endometriose é uma doença crônica, estrogênio dependente em mulheres com idade fértil. Sua origem não é completamente conhecida, porém alterações genéticas, fatores ambientais e presença de estrogênio são fatores primordiais para o surgimento da doença.

O tratamento clínico com equipe multidisciplinar pode ser realizado com sucesso na maioria dos pacientes. Importante ter em mente que o tratamento clínico tem como objetivo melhora dos sintomas e impedir o avanço das lesões de endometriose. Não esperamos com esse tratamento a regressão dos focos de endometriose.

Sobre as indicações cirúrgicas, temos que sempre ter uma avaliação global com a união de achados em história, exame físico, exames complementares e expectativas do paciente. Porém tentando simplificar a fina didáticos, indicamos cirurgias quando temos falha do tratamento clínico, endometriomas ovarianos volumosos (> 3 a 5cm), acometimento de órgãos nobres, estreitamento intestinal, endometrioma de parede abdominal e infertilidade.

Sobre a infertilidade, é válido destacar que a cirurgia é o único método comprovado de aumento da fertilidade, chegando a aumento de 75% na chance de gravidez espontânea. 

Sempre importante buscar profissionais especialistas e experientes no tratamento de endometriose. Equipe multidisciplinar é fundamental para uma assistência completa pré, per e pós operatória.

Busque sempre um especialista.

“Sentir dor não é normal.”