Preparo para a cirurgia
Uma dúvida comum em nosso consultório é sobre o pré operatório para uma cirurgia de endometriose.
No geral alguns exames simples são solicitados conforme a historia pregressa de cada paciente. Será solicitado exame de sangue, um raio X de tórax, exame de urina, eletrocardiograma e um risco cirúrgico dado por um cardiologista.
Quando a cirurgia envolve manipulação intestinal orientamos uma suplementação alimentar com produtos voltados para essa fase preparatória com intuito de otimizar o sistema imune e garantir uma cicatrização de melhor qualidade e minimizar riscos pós operatórios. Essa suplementação é feita por 7 dias anteriores a cirurgia.
Não utilizamos mais laxativos para preparo intestinal. Porém tomamos cuidado com uma dieta pastosa 48h antes da cirurgia, liquida na véspera e dieta zero 8h antes da cirurgia.
Alguns preparativos a mais podem ser solicitados conforme cada paciente e sua cirurgia.
Resumindo, não existem mistérios para a realização de uma cirurgia segura.
Certifique-se que sua equipe cirúrgica é especialista em endometriose e o local (hospital) escolhido para realização possua estrutura para uma cirurgia de grande porte.
Nós sempre escolhemos a técnica minimamente invasiva para realização de nossos pacientes como a videolaparoscopia e a cirurgia robótica.
Cirurgia segura em primeiro lugar!