Pós operatório Endometriose

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Artigos
Pós operatório de endometriose

Uma dúvida muito comum sobre o tratamento cirúrgico de endometriose é: como é o pós operatório?

Primeiramente temos que ressaltar que cirurgia sistematizada de endometriose é um procedimento extremamente complexo que demanda um altíssimo nível de treinamento para que seja realizada de forma segura e correta.

Sabendo disso, é importante também entender que a endometriose é uma doença com comprometimentos muito diferentes entre as pacientes, e cada uma terá uma cirurgia ideal. Esse procedimento que irá demandar algumas diferenças no pós operatório.

No geral o grau de acometimento do intestino que irá impactar em tempo de internação. Na maioria das vezes 24 horas de internação hospitalar e para casos de maior acometimento intestinal variando de 3 a 7 dias.

A cirurgia é sempre feita com auxílio de um instrumento chamado manipulador uterino e sob sondagem vesical. Tais procedimentos podem gerar pequenos sintomas como ardência urinária nos primeiros dias e um sangramento uterino de baixo fluxo que pode perdurar por até 30 dias.

As pequenas feridas cirúrgicas são suturadas com fios absorvíveis e não necessitam ser retirados, com melhor resultado estético e maior conforto.

Um sintoma muito comum neste pós operatório é a constipação intestinal e acúmulo de gases. Tais sintomas são muito frequentes e algumas atitudes ajudam a abreviar a solução deste problema, como deambulação precoce, hidratação oral abundante, dieta laxativa, uso de chicletes de nicotina e óleo mineral.

As primeiras duas semanas a dor diminui progressivamente até o conforto total. Com 15 dias a paciente está liberada ao retorno de suas atividades profissionais desde que não envolva força corporal. Com 30 dias caminhadas como atividade física já estão liberadas e aos 60 dias temos a liberação completa para quaisquer exercícios físicos.

É comum sentir pontadas ou fisgadas leves e sensação de repuxar nas feridas operatórias, assim como uma pequena dormência ao redor das mesmas.

Maiores esclarecimentos fale com seu médico!