O que esperar de um médico de endometriose?
Quando você busca um médico para conduzir o tratamento de endometriose, o que esperar?
A endometriose é uma doença inflamatória crônica com impacto social muito profundo para as mulheres em idade fértil.
É muito comum escutar relatos de períodos menstruais incapacitantes desde a primeira menstruação com 11 ou 12 anos.
Nessa fase perder aulas, danos sobre o humor e outros impactos são muito comuns. Após essa idade os impactos só vão sendo somados. Vida profissional muito prejudicada por todo mês precisar se ausentar no período menstrual, levando em muitos casos a perda do emprego. Na visa pessoal impedindo a paciente de ir a eventos sociais por incapacidade física pela intensa dor. Vida sexual muito abalada por intensas dores durante as relações sexuais. Vida materna prejudicada pela infertilidade.
Um médico ao receber uma paciente com endometriose não pode se prender exclusivamente aos sintomas e achados nos exames de imagem. É fundamental conduzir a entrevista clínica com objetivo de entender todos os impactos sociais e o contexto que essa paciente está inserida.
Até crenças religiosas são muito importantes de entender antes de se propor um tratamento.
Após a contextualização, entender com clareza quais as necessidades dessa paciente, o médico deve propor uma conduta terapêutica. E sempre uma conduta personalizada multidisciplinar, pois cada mulher terá sua história, seu contexto e suas expectativas.
Exija o melhor acompanhamento sempre! Sua vida e sua qualidade de vida são seu maior bem!
Sentir dor não é normal!