Hérnias da parede abdominal

Chamam-se de hérnias abdominais aquelas cujos conteúdos se herniam através da parede abdominal. Elas geralmente aparecem quando o portador tenta levantar um objeto muito pesado, sofre um golpe físico ou por causa de algumas doenças.

Hérnia inguinal

As hérnias inguinais são aquelas que ocorrem na região da virilha, e correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais. Este tipo de hérnia é 25 vezes mais comum em homens do que em mulheres.

O paciente com hérnia inguinal se queixa de abaulamento nesta região, com dor discreta associada, que piora com o esforço abdominal (tosse, evacuação, exercício, levantar objetos pesados).

Hérnia umbilical

A hérnia umbilical é causada por um defeito no fechamento da cicatriz umbilical, que pode ser congênito ou adquirido durante a vida. Nas crianças, em geral a hérnia umbilical se fecha até os dois anos, mas caso persista até os cinco anos, será necessário o tratamento cirúrgico. O exame abdominal revela a presença de abaulamento umbilical, principalmente quando o paciente faz força com o abdome.

Hérnia epigástrica

As hérnias epigástricas são as que acometem a linha mediana do abdome, tanto acima (mais comum) quanto abaixo da cicatriz umbilical. Também se caracterizam por abaulamento da região abdominal.

Complicações

As maiores complicações das hérnias abdominais são o encarceramento e o estrangulamento. O encarceramento é a manutenção da hérnia fora da cavidade abdominal, sem retorno deste conteúdo para o seu lugar correto. No estrangulamento, além do encarceramento, há o sofrimento doo conteúdo herniário, devido à compressão dos vasos sanguíneos, com consequente redução ou impedimento à circulação sanguínea.

Tratamento

O tratamento das hérnias da parede abdominal são cirúrgicos podendo ser realizados pelo método convencional ou por videolaparoscopia. Dependendo da localização da hérnia e seu tamanho pode ser necessário colocação de tela de polipropileno.

Caso queira maiores informações procure seu médico.

Dr Marco Aurélio Lameirão
Consultório