You are currently viewing Grupo Integrado de Endometriose e Dor Pélvica

Grupo Integrado de Endometriose e Dor Pélvica

  • Post author:
  • Post category:Artigos
A dor pélvica crônica é uma entidade cada dia mais prevalente entre as mulheres, e dentro de suas causas a endometriose possui um papel de destaque. Sabemos que hoje a endometriose chega a acometer 1 a cada 10 mulheres em idade fértil, sendo a principal causa de dor pélvica crônica em mulheres.
A Endometriose se caracteriza por uma doença inflamatória pélvica estrogênio dependente, sendo sua etiologia ainda não completamente definida. A definição de Endometriose é a presença de células endometriais fora da cavidade uterina. Existem algumas teorias mais aceitas, porém como mecanismo comum existe uma alteração da biologia molecular de células endometriais alterando suas relações com as respostas hormonais, gerando uma resistência a progesterona e um aumento da conversão em estrogênios.
Esse ambiente torna-se perfeito para a endometriose e a evolução dos seus implantes extra uterinos.
Seus principais sintomas são dismenorréia (cólicas durante o período menstrual), dor pélvica e dispaurenia (dor a relação sexual). Outros sintomas são comuns e variam de acordo com a localização dos implantes de endometriose como sintomas urinários, digestivos e até neurológicos.
Existem inúmeras outras causas de dor pélvica, e se perpetuando por um período prolongado ocorre uma desregulação das vias aferentes e eferentes da dor no sistema nervoso central.
Sabendo disso tudo, é nítido que a dor pélvica e a endometriose representam patologias extremamente complexas por envolverem diversos sistemas (Ginegológico, Digestivo, Urinário, Neurológico, Etc). Sendo assim o tratamento correto destas patologias é o tratamento multidisciplinar, envolvendo sempre diversos profissionais para que o paciente seja visto de diversas óticas e sendo proposto em conjunto o melhor tratamento.
O Grupo Integrado de Endometriose e Dor Pélvica é inovador por trazer em um mesmo espaço todos os profissionais necessários para a paciente que possui esta patologia. Em um único centro disponibilizamos o Cirurgião, Ginecologista, Médico da Dor, Fisioterapeuta Pélvico, Osteopata, Psicólogo e Nutricionista. Ainda se necessário o urologista e o cirurgião torácico também encontra-se à disposição.
Serviço de excelência, com profissionais experientes e diferenciados em um local com todo conforto e estrutura para auxiliar as pacientes a atingir seus resultados esperados.