You are currently viewing Diastase de Retos Abdominais
Diastase de Reto Abdominal

Diastase de Retos Abdominais

  • Post author:
  • Post category:Artigos

O que é Diástase de Retos Abdominais?

A diástase de músculo retos abdominais é o afastamento dos músculos direito e esquerdo da linha média. Tal afastamento produz um adelgaçamento da porção central, gerando fragilidade, perda de tônus e abaulamento na linha média.
Pode ocorrer em ambos os sexos e está muito ligado ao aumento rápido do volume abdominal.
A gestação, para as mulheres, é uma causa extremamente comum de diástase de retos abdominais, sendo uma queixa comum após o puerpério um abdome mais flácido e com abaulamento da linha média.

Tratamento Diástase de Retos Abdominais

Existem varias técnicas para resolução. Uma muito conhecida, é a abdominoplastia, que através de uma incisão transversa supra púbica extensa corrige o defeito e retira o excesso de pele.
Porém muitas mulheres não realizam tal procedimento pelo tamanho da cicatriz, mesmo que “escondida” no abdome inferior, continua sendo uma cicatriz grande que incomoda.
Para isso existem técnicas minimamente invasivas, principalmente para pacientes sem excesso de pele, porém com fragilidade da parede abdominal, abaulamento de linha mediana e perda da anatomia (circunferência) abdominal natural.
Atualmente com o advento da cirurgia robótica, conseguimos fazer grandes correções de defeitos abdominais com baixo trauma cirúrgico e sem incisões aparentes. A videolaparoscopia também é uma possibilidade nessa correção.
Para maiores informações agende uma consulta ou entre em contato com nossos canais.