Cirurgia para o Refluxo

Cirurgia para o Refluxo

  • Post author:
  • Post category:Artigos

Cirurgia para o Refluxo

A doença do refluxo gastroesofágico é muito prevalente no Brasil, e ocorre devido ao fluxo retrógrado de conteúdo gastroduodenal para o esôfago acarretando em diversos sintomas, podendo ter ou não lesões teciduais.

Dentre as manifestações típicas temos, pirose (sensação de dor epigástrica em queimação) e a regurgitação mas lembrando que, esses sintomas também estão presentes em outras patologias. Bem como, sensação de dor no peito, pigarro, globus faríngeo (“nó na garganta”).

Nossos costumes ocidentais estão diretamente ligados com essa doença. Estresse, uso de tabaco e bebidas alcoólicas, consumo exagerado de café, alimentação rica em gorduras, carbohidratos e açucares refinados e pobre em fibras vegetais, sedentarismo e obesidade são alguns dos motivos para o surgimento desta patologia.

Tratamento clínico é eficiente para a maioria dos pacientes, porém alguns permanecem com refluxo e sintomas ou ficam dependentes crônicos dessas medicações, que com uso muito prolongado, podem trazer outros riscos para a saúde.

É sempre importante lembrar que o refluxo crônico está relacionado a alterações do epitélio do esôfago e tais alterações estão ligadas ao adenocarcinoma (câncer) de esôfago.

Com isso, um tratamento definitivo e eficaz é a cirurgia anti-refluxo. A técnica utilizada é a fundoplicatura, ou seja, a confecção cirúrgica de uma nova válvula entre o esôfago e o estômago, impedindo assim, que o ácido gástrico retorne para o esôfago e libertando o paciente do uso dos medicamentos tradicionais.

Esta cirurgia pode ser realizada pea técnica de cirurgia robótica ou por videolaparoscopia, sendo minimamente invasiva com ambas as técnicas.

Busquem sempre um especialista!