You are currently viewing Barriga de Endometriose

Barriga de Endometriose

  • Post author:
  • Post category:Artigos

A endometriose é uma doença com muitas formas clínicas. Cada mulher possui uma forma de apresentação e os sítios de acometimento e sintomas variam muito.

Devido a complexidade dessa patologia, os impactos sobre a vida da mulher são incalculáveis. Impacto na vida profissional, pessoal e amorosa, impacto na auto-estima, entre outros, levam a mulher a sofrer duplamente além dos sintomas de dores gerados pela doença.

Um dos sintomas muito comuns é a distensão abdominal, ou inchaço abdominal. Esse sintoma é tão comum que chamamos de barriga de endometriose ou endobarriga. 

Esse sintoma é muito frequente entre as portadoras de endometriose. A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso.

É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

As causas da endobarriga são variáveis e podem surgir simplesmente pela presença das celulas de endometriose dentro do abdome ou pelve gerando um processo inflamatório crônico que promove distensão das alças intestinais por contiguidade. Outra causa são aderências intestinais que podem surgir na endometriose. Algumas pacientes possuem também implantes de endometriose no intestino, gerando inflamação e estenose (estreitamento) do intestino acometido.

Essas são algumas das causas da endobarriga e devem ser avaliadas por um especialista e tratada direcionadamente conforme cada caso.

Busquem sempre o tratamento com profissionais experientes e capacitados.

Qualidade de vida com endometriose é possível!