A adenomiose é um caso específico de endometriose que temos uma nomenclatura própria devido suas particularidades em relação aos sintomas e tratamento.
Ela é definida como o surgimento de células semelhantes ao endométrio na parede muscular uterina. Geralmente são pequenos focos espalhados entre as fibras musculares, porém em alguns casos podem formar nódulos maiores, os adenomiomas.
A sintomatologia característica dessa patologia é a intensa cólica no período menstrual e o aumento do fluxo menstrual. É importante lembrar, que o aumento do fluxo da menstruação é a característica clínica que a diferencia da endometriose. Endometriose não altera fluxo menstrual!!!
Geralmente seu tratamento é clínico, pela inviabilidade de retirar as pequenas ilhas de endométrio entremeadas as fibras musculares do miométrio. No caso específico dos adenomiomas, estes podem ser retirados por via cirúrgica.
E quais os casos são cirúrgicos? Casos em que existe refratariedade ao tratamento clínico, permanência de sangramento uterino anormal, proximidade da menopausa e prole (filhos) constituída são as indicações para cirurgia. Neste caso a retirada do útero é uma opção para o tratamento desta doença.
Mulheres que tem contra-indicações para uso de bloqueio hormonal também devem ser avaliadas pela possibilidade de cirurgia.
Lembrem-se sempre de buscar um especialista!
Sentir dor não é normal!!!