A endometriose é uma doença inflamatória crônica da mulher em idade fértil. Ela se caracteriza pelo surgimento de células ganglionares semelhantes ao endométrio fora da cavidade uterina.
Geralmente o surgimento dessas células são na pelve feminina, gerando intenso processo inflamatório repetitivo, fibrose, distorção de anatomia e consequentemente dor.
Em casos menos frequentes, observamos doença extra pélvica, e o diafragma é um desses locais de acometimento. Ainda não se tem certeza sobre como essas células surgem ali, porém os movimentos dos líquidos peritoneais no sentido horário estão provavelmente envolvidos, e justificam um acometimento de diafragma direito 27x mais frequente que o esquerdo.
A endometriose diafragmática é observada em 3% das mulheres portadoras de endometriose e nem sempre necessitam de tratamento cirúrgico.
Os sintomas são os principais indicadores sobre tratamento clínico ou cirúrgico. Em muitas pacientes o manejo clínico com supressão hormonal adequada, dieta específica e atividades físicas regulares serão o suficiente.
Outras mais sintomáticas o tratamento cirúrgico é mandatório.
Busque sempre tratamentos com especialistas em endometriose.