A endometriose é uma doença inflamatória e é responsável por sintomas nos diversos sistemas da saúde feminina.
Sintomas ginecológicos, sexuais, urinários, neurológicos, osteomusculares, entre outros. Porém os sintomas gastrointestinais são muito prevalentes e impactam muito na qualidade de vida e auto estima da mulher.
Muitas vezes as pacientes chegam ao consultórios incomodadas pois a perguntaram se estava grávida, porém o aumento do volume abdominal na endometriose é causado por intensa distensão gasosa! É um dos sintomas mais comuns das mulheres com endometriose e tem diversos mecanismos de origem.
Outros sintomas gastrointestinais comuns são: alteração do hábito intestinal, diarréia cíclica, constipação, tenesmo (impressão falsa de vontade de evacuar), disquezia (dor ao evacuar) e hematoquezia (sangramento junto as fezes).
Importante lembrar que se o paciente possui sintomas digestivos, isso não significa que ele tenha focos primários no intestino. Na endometriose é possível e comum ter sintomas digestivos com focos extra intestinais.
Dentro os fatores extra intestinais causadores dos sintomas digestivos estão a grande quantidade de mediadores inflamatórios produzidos pela doença e também a disbiose que ela provoca!
Por isso é muito importante um raciocínio global e integrativo quando se trata uma paciente com endometriose e sintomas digestivos.
Avaliação inflamatória, avaliação do microbioma intestinal, avaliação nutricional e de intolerâncias alimentares estão necessariamente no eixo da consulta especializada.
Tratamento global com abordagem integral é fundamental para um resgate completo da saúde da paciente!
Busquem sempre equipes especializadas e integradas!
Sentir dor não é normal!