A endometriose é caracterizada como a presença de células semelhantes ao endométrio fora da cavidade uterina. Tal localização anômala dessas glândulas geram intenso processo inflamatório causando dor e distorção da anatomia habitual.
O ligamento útero sacro (conecto a região posterior do colo uterino ao osso sacro) é um dos locais mais comuns de se encontrar endometriose. Estima-se que entre 65 a 70% das mulheres com endometriose, possuem acometimento desta estrutura.
Tal acometimento é responsável por diversos sintomas da paciente com endometriose, como cólicas intensas, dor na relação sexual e dor lombar no período menstrual. Outros sintomas também são comuns deste acometimento, como sintomas urinários e digestivos.
É válido ressaltar que anatomicamente, esse ligamento encontra-se muito próximo do Nervo Hipogástrico Inferior, responsável pela inervação visceral do reto, vagina, útero e bexiga. Os sintomas podem ser gerado mesmo sem acometimento direto deste nervo, apenas a inflamação causada pela sua proximidade ao ligamento já pode desencadear tais sintomas.
Outras estruturas podem ser acometidas com o progredir desta doença, como ureter, estruturas vasculares pélvicas e o intestino (reto).
No geral, tal doença se localizada, não possui indicação cirúrgica e responde ao tratamento clinico multidisciplinar. Porém existem exceções, como quando existe invasão profunda intestinal, acometimento direto de ureter e nervo.
Sempre busque tratamento com equipes especializadas!
Sentir DOR não é normal!