You are currently viewing Fisioterapia Pélvica e Vaginismo

Fisioterapia Pélvica e Vaginismo

  • Post author:
  • Post category:Artigos

O objetivo quanto à terapêutica utilizada é promover alongamento, relaxamento e mobilidade muscular para que, assim, haja alívio da dor pélvica.

O Fisioterapeuta pélvico atua como um educador , informando e orientando a mulher como reconhecer suas estruturas anatômicas,  o que a deixa mais confiante!

Além disso, técnicas como relaxamento e alongamento muscular da região pélvica, com a terapia manual principalmente se tivermos a presença de pontos dolorosos (trigger points) contribui bastante para o alívio da dor no canal vaginal.

Dilatadores vaginais podem ser usados e também orientados para uso domiciliar, o que ajuda a manutenção do trabalho realizado e contribui para a autoconfiança das mulheres.

Ainda recursos como a eletroterapia e biofeedback são utilizados com o objetivo de aumento circulatório local, coordenação e consciência muscular do assoalho pélvico, bem como a utilização do laser de baixa potência visando redução do quadro de dor.

E em alguns casos, se faz necessário uma boa avaliação da Osteopatia que muitas vezes complementa e favorece o sucesso do tratamento!