A plataforma é composta por 3 componentes separados, porém conectados entre si.
O primeiro é o “Patient Cart” ou torre do paciente, onde estão os 4 braços robóticos que são posicionados diretamente sobre o paciente. Em tais braços são instalados instrumentos cirúrgicos de acordo com a necessidade do cirurgião e também a câmera 3D. Todos os braços são comandados pela torre do cirurgião, fora do campo estéril.
O segundo é o “Surgeon Console” ou mesa de controle do cirurgião. É neste equipamento que o cirurgião realizará todo o procedimento cirúrgico. Neste ele tem controle total de todos os braços robóticos, tem visão em 3D com ultra-definição, além de um sistema de áudio para comunicação constante com toda a equipe envolvida no procedimento.
O terceiro é o “Vision Cart” ou torre de visão. É o módulo que possui todo o sistema operacional e a inteligência da multiplataforma DaVinci. Nele está o controle e a sincronização com os outros dois módulos. Neste encontra-se o módulo da câmera e da fonte de luz, encontra-se a fonte de energia e o insuflador. Neste também tem uma tela touch screen para que a equipe estéril no campo possa ver tudo que está acontecendo e auxiliar o cirurgião no que for preciso.